quarta-feira, 27 de abril de 2011

Páscoa: a alegria infinita

Nos últimos dias, ainda na Semana Santa, pudemos presenciar o maior evento que toda a humanidade tomou conhecimento: a Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus. Dado o tempo, em uma das reflexões, pensava qual seria o maior dia de todos? Esse questionamento só teve resposta quando ao cantar o Glória e ao acender as luzes da minha paróquia ouvia os fogos de artifício rasgando o céu noturno, e a alegria sorridente daquele instante rasgava o véu da triste esperança quaresmal para uma alegria infinita e eterna! Era o próprio Senhor dizendo: a minha Ressurreição é o maior presente e graça que poderia um homem presenciar na sua história. Nenhuma revolução, nenhum descobrimento, nenhum fato histórico é maior que esse gesto de Deus para conosco! Usando uma expressão popular “é de dividir o calendário!”.
A Páscoa para os antigos era comemorada em virtude a passagem do povo hebreu da escravidão do Egito para a liberdade. Jesus, entretanto, trouxe-nos um novo sentido para essa palavra “Passagem” (páscoa em seu significado): Vida que luta contra a Morte e, atravessando a Morte, sai vitoriosa. Entre outras coisas, Páscoa nos lembra que o Pai tanto amou o homem que entregou seu Filho para que por Ele dominássemos a Morte e tivéssemos a Vida (cf. João 3, 16). Eis o grande e tão sublime mistério, O Senhor Jesus, que é Deus, fez-se homem e habitou entre nós. Não se contentou em somente habitar por 33 anos, mas nos quis sofrer sua paixão e morte para no fim presentear-nos com o maior dom de todos: a Vida eterna. Ó morte onde está tua vitória? (cf. 1 cor 15,55)
“A manhã de Páscoa trouxe-nos este anúncio antigo e sempre novo: Cristo ressuscitou! O eco deste acontecimento, que partiu de Jerusalém há vinte séculos, continua a ressoar na Igreja, que traz viva no coração a fé vibrante de Maria, a Mãe de Jesus, a fé de Madalena e das primeiras mulheres que viram o sepulcro vazio, a fé de Pedro e dos outros Apóstolos.”, dizia nosso Santo Padre na manhã do dia 24 de abril. Esse grito deve vibrar em nossos corações, especialmente de jovens que são por natureza Sentinelas da Manhã. Essa “Manhã” chegou meus amados. Cristo é o sol que não conhece o ocaso! Essa luz é o Cristo Ressuscitado, Aleluia!
Queridos Apóstolos da Efusão do Espírito Santo proclamo hoje, no nome do Senhor, que a vitória já é nossa, e que já pertence aos Filhos de Deus. Entretanto o Senhor nos convida a algo mais nesse tempo adjacente: Ele nos convida a experimentar essa Páscoa. Experimentar a Páscoa e encontrá-la em primeiro plano, dentro de nós, para que, posteriormente possamos levá-la e anunciá-la aos outros. Foi por causa da Páscoa do Senhor que o Espírito Santo pode vir em Pentecostes. “Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei.” (João 16,7). Portanto, para levar a Efusão do Espírito Santo, devemos nós, primeiramente passar pela Páscoa do Senhor, ressuscitar com Ele! Oremos para que em todos os setores da nossa vida aconteça a experiência mística da ressurreição do Senhor.
Ressuscita-nos Senhor! Mostra-nos o que não enxergamos em nós mesmos, para que de ti alcancemos a graça de que precisamos. Senhor quero ser um Apóstolo do Espírito Santo, quero ser um anunciador da Efusão. Para isso, intervenha em mim primeiramente para que esteja pronto a batalhar e a cruzar os 4 cantos da Terra pelo Seu Nome! Maranathá! Vem Senhor Jesus!
Enfim, depois de experimentar essa Páscoa o que temos a fazer? Apenas o que mais gostamos: Anunciar o Nosso Amado até os confins levando essa experiência de Vida e de Ressurreição em todo lugar que pisarmos. “Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar e desabrochar os rebentos nos ramos das árvores, assim também a irradiação que dimana da Ressurreição de Cristo dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo, projeto...” (Papa Bento XVI, 24 de abril 2011). Assim com a certeza, pois o justo vive pela fé (cf. Rm 1,17), de que a luz do Senhor já iluminou cada projeto e desejo nosso, ide Sentinelas da Manhã, ide aonde esse luzeiro ainda não cruzou. Ide ser diferente e fazer a diferença. Ide e levai convosco a glória da Páscoa do Senhor... Ide e aonde pisardes sejais como que Evangelhos Vivos, Jovens do Fogo... Devolvam ao coração do jovem o lugar que pertence a Deus!



Gabriel Henrique Motta Esteves
Ministério Sagrada Face

Um comentário:

  1. ESSA É A PARTE MAIS LINDA QUE ME LEMBROU A RAZÃO DA MINHA ALEGRIA!!! :) 'Esse questionamento só teve resposta quando ao cantar o Glória e ao acender as luzes da minha paróquia ouvia os fogos de artifício rasgando o céu noturno, e a alegria sorridente daquele instante rasgava o véu da triste esperança quaresmal para uma alegria infinita e eterna! Era o próprio Senhor dizendo: a minha Ressurreição é o maior presente e graça que poderia um homem presenciar na sua história.'

    ResponderExcluir