terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Leitura do dia

Primeira leitura (Gênesis 6,5-8; 7,1-5.10)

5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!”
8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”.
5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.


Salmos 28   

— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!


— Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com o santo ornamento!
— Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.
— Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre! 


Evangelho (Marcos 8,14-21)   

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lem¬brais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

Explicação das leituras:

Hoje a palavra de Deus nos direciona a observarmos a nossa situação atual de vida. De um lado, a primeira leitura, quando Deus faz o anuncio do dilúvio a Noé, por conta dos pecados e da maldade do homem, que se esqueceu de Quem o Criou. O salmo de maneira muito bonita, nos leva ao louvor a Deus, mostrando que Deus é o Senhor de TUDO e reinará para SEMPRE.
Já no Evangelho, Jesus orienta os seus discipulos a tomarem cuidado com o fermento dos fariseus, que trazendo para os nossos dias hoje, são as coisas que o mundo nos oferece.
Amados e Amadas, Jesus, através da Palavra se comunica conosco, e hoje ele diz para que possamos tomar cuidado com as tentações mundanas, que muitas vezes tentam tirar a nossa paz e tranqüilidade, nos levando para um caminho que muitas vezes não conseguimos voltar, por falta de fé!
Infelizmente, como os discipulos, acabamos surdos e cegos e não ouvimos o que Deus quer nos falar, por mais que Ele fale.
Hoje precisamos nos recordar de todas as maravilhas que Jesus fez em nossa vida, a começar pelo dom da nossa vida!
O que muito acontece, é que muitas vezes não vemos por orgulho, algumas pessoas por estar a muito tempo caminhando com Deus, acha que não precisa receber e somente dar, mas, não se pode dar aquilo que não tem! A luta é diária, bem como a nossa conversão, precisamos ter um encontro pessoal com Jesus todos os dias, para assim podermos observar as tentações que tentam nos rodear!
Neste momento a onde você esta, peça que o Espírito Santo te revele, assim como Jesus explicou o sentido dos fermentos aos seus discípulos, o que Ele quer te falar hoje, que seus ouvidos e olhos se abram para a voz daquele que É e que SEMPRE SERÁ, que você possa ter entendimento daquilo que esta a sua frente e não consegue enxergar, por falta de fé e por falta de abertura do seu coração, por muitas vezes colocar os seus problemas acima do amor que Deus quer te dar diariamente.
Abra as portas do seu coração para àquele que Bate, não tenha medo, pois Jesus é nosso amigo e SEMPRE estará ao nosso lado!
Irmãos e irmãs, precisamos hoje, voltar ao primeiro amor e continuar anunciando Cristo Ressuscitado, pois não sabemos nem o dia e nem a hora que Nosso Senhor voltará!

Que o Espírito Santo conduza os nossos passos no dia de hoje e repouse sobre cada um dia de nós, trazendo paz, tranqüilidade e entendimento daquilo que Deus quer nos falar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário