segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Leitura do Dia

Primeira leitura (Eclesiástico 1,1-10)

1Toda a sabedoria vem do Senhor Deus. Ela esteve e está sempre com Ele. 2Quem pode contar a areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? 3Quem poderá medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo? 4Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, a inteligência prudente vem da eternidade. 5Fonte da sabedoria é a palavra de Deus no mais alto dos céus e seus caminhos são os mandamentos eternos.
6A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conheceu as capacidades do seu engenho? 7A ciência da sabedoria, a quem foi revelada? E quem compreendeu sua grande experiência? 8Só um é o altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e a quem muito se deve temer, assentado em seu trono e dominando tudo, Deus. 9Ele é quem a criou no espírito santo: Ele a viu, a enumerou e mediu; 10ele a derramou sobre todas as suas obras e em cada ser humano, segundo a sua bondade. Ele a concede àqueles que o temem.



Salmo (Salmos 92)

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!
— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!



— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor! Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!
— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!



Evangelho (Marcos 9,14-29)

Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” 17Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.
19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-no o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
23Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.
26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.



Explicação das leituras:


Bom dia Sentinelas!
Hoje a palavra de Deus nos ensina primeiramente que toda sabedoria provem dela, ou seja, quer ter um maior entendimento das coisas de Deus, quer entender melhor o que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana quer dizer? Leia frequentemente a Palavra de Deus, pedindo que o Espírito Santo venha sobre você e te revele a face de Cristo através da Palavra de Deus.
Muitas vezes as nossas dificuldades nos impedem de conseguirmos caminhar, mas hoje te digo meu irmão, só conseguimos chegar ao Cristo Ressuscitado passando antes pelo Crucificado, portanto, nossa felicidade é construída muitas vezes através de nossos sofrimentos, pois assim conseguimos enxergar, que somente Deus pode fazer o impossível em nossas vidas, e só sabemos o que é impossível fazendo o que para nós é possível.
O salmo proclama Deus como Rei de tudo, diz que antes de tudo ser criado o Criador já existia, e é este louvor que devemos ter hoje. Eu não sei o que vem passando, mas Deus sabe todas as coisas, nós não sabemos o dia de amanha e muitas vezes, aquilo que pedimos tanto não nos é dado, porque Deus sabe que isso vai nos fazer mal amanha, então devemos confiar e crer que Deus quer nos dar a felicidade, basta agarrarmos ela com toda a força e não soltar mais, mesmo que tudo mostre para você soltar, não solte mais, pois Deus é a FONTE da felicidade, e somente seremos plenamente felizes, se bebermos a água que vem da fonte.
Podemos beber da água de muitas maneiras, mas uma não exclui a outra, somente completa para que a nossa felicidade seja plena, são elas: Santa missa (a missa é TUDO, nada existiria sem a santa missa, pois ali Jesus se da por nós diariamente, é JESUS VIVO), Leitura orante da palavra de Deus (ler a palavra de Deus trazendo ela para a sua vida, rezando para que aquilo que você esta lendo se torne vida na sua vida), rosário (Nossa Senhora é a medianeira de todas as graças, portanto, peça a ela que interceda por você, pois ela também é nossa mãe e sofre as nossas dores conosco, ela sabe a dor do calvário e jamais nos deixaria perecer, como diz a musica do Nelsinho Correia: “Tudo com Jesus, nada sem Maria”), Jejum (certos demônios, certas tribulações e sofrimentos, só param de nos atormentar através do Jejum), vivência em comunidade (é importante estarmos unidos como família, então, quando for à santa missa pergunte em sua paróquia se tem algum grupo de oração para ir, porque juntos somos mais, e tudo parece ficar mais fácil, até mesmo com o sorriso de uma pessoa), converse com Jesus no decorrer do seu dia, ele esta sempre ao seu lado, batendo a porta do seu coração, para que você de espaço a Ele.
No evangelho veremos que o menino estava com um espírito ruim e os discípulos não conseguiram expulsa-lo, quando Jesus apareceu o Pai pediu que se ele pudesse para libertar o filho e Jesus vê que ele não estava com tanta fé e diz: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”, e o pai responde em alta voz dizendo que tem fé, mas que Jesus ajude a falta de fé dele. Neste momento Jesus manda trazer o menino e o liberta do espírito ruim ordenando que não volte nunca mais. Estando a sós com Jesus, os discípulos perguntaram por que não conseguiram expulsar o demônio e Jesus responde dizendo que certos demônios só saem com oração.
Muitas vezes nós também não conseguimos muitas coisas, pois não estamos em oração, e a “alegria” do demônio é a nossa derrota.
O evangelho diz que Jesus estava voltando do monte, sempre que a palavra de Deus nos fala de Jesus no monte faz referencia a oração, e descendo dele ao saber o ocorrido, expulsa o demônio que atormentava o menino e a família, portanto, Jesus estava em oração, Ele sendo Deus, subia para orar, porque nós não fazemos o mesmo?.
Sejamos como esse pai, que cheio de amor pelo filho, pediu a Jesus que o ajudasse em sua falta de Fe. Peçamos hoje ao Senhor que venha em nosso socorro e faça o que para nós é impossível, pois Jesus é o Deus do impossível, que Ele aumente a nossa fé a cada dia, para que um dia repletos do Espírito Santo possamos chegar à glória eterna e enxergar Cristo Ressuscitado de braços abertos a nos acolher nos saudando com grande festa, pois conseguimos combater o bom combate!
Não podemos esquecer que tudo é feito em NOME DE JESUS, somos simples instrumentos usados por Deus, porque Ele quer assim, por amor a nós!

Que Nossa Senhora de Pentecostes, interceda a Jesus, para que o Espírito Santo venha nos santificar e aumentar a nossa fé no dia de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário